"Raciocínio Lógico"
Diante de uma situação
educacional, a qual os alunos demonstram dificuldades em interpretar e
assimilar os conteúdos, elevando o índice de notas baixas, recuperações e
repetências, novas medidas metodológicas foram criadas.
O raciocínio lógico está
ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas,
preparando os jovens para circunstâncias mais complexas. De acordo com o
Construtivismo (Piaget), a Matemática ensinada através da imposição de
fórmulas, exercícios repetitivos e conceitos limitados, impossibilitam o
aprendizado, gerando alunos passivos, desinteressados e com falta de
criatividade.
A utilização do
raciocínio lógico na formação educacional de jovens gera pessoas criticas com
senso argumentativo, e é com essa característica que desenvolvemos alunos
capazes de criar, interpretar, responder e explicar situações problemas
envolvendo Matemática. A utilização desse recurso metodológico influi em
resultados positivos, contribuindo em três aspectos básicos: ler,
escrever e resolver problemas. Esses que, após a sequência de
estudos lógicos, passam a representar novas sistematizações: aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a
resolver problemas matemáticos bem, de acordo com vários
educadores que trabalham com a metodologia das atividades lógicas.
É necessário que se crie
um momento escolar para a utilização dos conceitos relacionados ao raciocínio
lógico, pois os inúmeros exames vestibulares nacionais, inclusive o novo Enem,
adotaram de forma concreta questões envolvendo respostas baseadas em
pensamentos lógicos matemáticos. O mercado de trabalho tem realizado de forma
crescente admissões nas quais o candidato é envolvido em situações de
raciocínio lógico. Dessa forma, a empresa procura verificar o comportamento e
ações perante situações cotidianas no ambiente profissional.
Atualmente encontramos
atividades voltadas para o raciocínio lógico em livros específicos e apostilas
de concursos públicos, em jogos disponíveis na Internet, em jornais diários e
revistas semanais, entre outros lugares. Seria interessante que as instituições
escolares, independentemente de resoluções das Secretárias ou Ministério da
Educação, adotassem em suas grades curriculares horas aulas semanais voltadas
para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao raciocínio lógico.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Objetivos gerais do raciocínio lógico matemático
• Reconhecer a Matemática
como instrumento de compreensão e transformação do mundo a sua volta:
• Utilizar, com eficácia, os
conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia, desenvolvendo formas e
processos de raciocínio lógico;
• Estabelecer relações entre
a matemática e as diferentes áreas do conhecimento;
• Valorizar o raciocínio
concreto e a linguagem simbólica como fonte de interpretação de situações
reais;
• Ampliar a visão espacial e
a percepção das relações de tempo e espaço;
• Interagir com os colegas,
cooperando com o trabalho coletivo na busca de soluções para os problemas
propostos, respeitando o modo de pensar de cada um;
• Utilizar instrumentos
tecnológicos disponíveis como recursos para otimizar os procedimentos
matemáticos.
Competências
gerais do desenvolvimento do raciocínio lógico matemático
Resolução de
problemas: envolvendo a elaboração de planejamento, com
explicitação de hipóteses, determinação de estratégias, tomada de decisões, uso do pensamento indutivo e
lógico-dedutivo e comunicação de resultados obtidos.
Cálculo: envolvendo
estimativas, aproximações, exatidão de
resultados, uso de diferentes estratégias, recursos e tecnologias.
Argumentação: em
torno de afirmativas e modelos matemáticos, envolvendo justificativas,
contestações, conjecturas e demonstrações.
Atitude crítica: em relação
às informações matemáticas, em especial àquelas veiculadas pela mídia.
Linguagem matemática:
utilizada
como instrumento de leitura, interpretação, representação da realidade e
comunicação de ideias.
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